Concerto pela Paz <br>une vontades

Cerca de mil pessoas assistiram, no dia 7 de Janeiro, no Teatro Rivoli, no Porto, ao Concerto pela Paz, promovido pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC). O espectáculo, que acontece pela segunda vez naquela sala, contou com o apoio da Câmara do Porto e o empenho e participação de diversas organizações e cerca de 200 artistas, desde as crianças e jovens do Bando dos Gambozinos, da Orquestra Juvenil de Bonjóia, da Orquestra de Jazz do Conservatório de Música do Porto e do Balleteatro, até ao Grupo «Uma Vontade de Música», ao Coral de Letras da Universidade do Porto, acompanhado ao piano por Fausto Neves, culminando com Pedro Abrunhosa e seus músicos.

No átrio do Rivoli esteve patente uma exposição com poemas de crianças e jovens de escolas do Porto que trabalharam em torno do tema «Paz».

Reforçar a paz

Ilda Figueiredo, presidente da Direcção Nacional do CPPC, lembrou que aquela iniciativa realiza-se num contexto «particularmente complexo no plano internacional», onde, por um lado, «se mantém conflitos, guerras e agressões em muitas zonas do mundo, particularmente no Médio Oriente e em África, e graves ameaças à paz noutras zonas, desde a América Latina à Ásia», sem esquecer o drama dos refugiados na Europa e as «vítimas das políticas injustas e agressivas, que agravaram desigualdades sociais e aumentaram a pobreza, o que exige de todos os amantes da paz uma redobrada atenção e empenhamento na defesa da justiça, da liberdade, da democracia e da paz, de acordo com os valores de Abril».

Por outro lado, «também surgem raios de esperança, resultado das lutas dos povos e de todos os amantes da paz, com decisões muito importantes», valorizou, referindo-se às recentes decisões de instituições internacionais sobre Cuba e sobre a Palestina, reconhecendo os seus direitos.

Na sua intervenção, Ilda Figueiredo assegurou ainda que o CPPC «continua a contribuir para o reforço do movimento da paz em Portugal, a lutar contra a guerra e o militarismo, a desenvolver acções de solidariedade e cooperação com os povos de todo o mundo», o que também «depende da participação e empenhamento de todos os aderentes e amigos desta nobre causa da paz».




Mais artigos de: Nacional

Maioria absoluta <br>em Galveias

A CDU conquistou, no domingo, 15, a maioria absoluta nas eleições intercalares para a Assembleia de Freguesia de Galveias, concelho de Ponte de Sor.

A insistência na reescrita<br>da história

Os elogios fúnebres a Mário Soares por parte de banqueiros e patrões, membros de partidos de direita e políticos com responsabilidades na NATO, são reveladores do papel precursor do fundador do PS na contra-revolução e no combate às conquistas de Abril. O propósito de rescrita da história presente nestes dias justifica que se ponha mais alguns pontos nos is.

Solidariedade com Cuba

No sábado, 21, realiza-se em Almada, no Fórum Romeu Correia – Auditório Fernando Lopes Graça, o I Encontro Nacional de Solidariedade com Cuba.

Alternativa no distrito <br>do Porto

Cerca de duas centenas de pessoas participaram, no sábado, 14, num encontro autárquico da CDU no distrito do Porto, realizado na Junta de Freguesia de Paranhos. Na iniciativa – que também serviu para fazer balanços, perspectivar a intervenção e afirmar o projecto...

CNJ recebe <br>Jerónimo de Sousa

Jerónimo de Sousa esteve anteontem, 17, na sede do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), para participar na iniciativa «Colóquios (re)partidos», a convite desta organização. Para além da intervenção de jovens de várias...